São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/CAMPANHA

Ricardo Garib (PTB) tenta homologar candidatura a vereador de São Paulo

PT articula barrar filho de deputado cassado

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando o PTB anunciou, no mês passado, apoio à candidatura de Marta Suplicy à reeleição, o PT agradeceu e festejou. Agora, porém, os petistas não querem que o partido homologue a candidatura de Ricardo Garib a vereador.
O pecado de Ricardo é ser filho do deputado estadual cassado Hanna Garib, condenado a 20 anos de prisão sob a acusação de ter liderado um esquema de arrecadação de propinas entre 1993 e 1999 na Administração Regional da Sé -atual subprefeitura.
A sentença foi proferida em maio e é de primeira instância. Garib poderá recorrer em liberdade da decisão judicial.
A Folha apurou que a coordenação da campanha política de Marta informou ao diretório estadual do PTB que não quer a candidatura de Ricardo. Na avaliação do PT, o sobrenome Garib, atrelado à propaganda de Marta, poderia prejudicar a imagem da prefeita e candidata à reeleição.
Além disso, avaliam que o petebista não traria nenhum benefício, em termos de voto, para a prefeita, uma vez que estaria muito mais interessado em sua própria eleição e é mais ligado ao grupo do deputado estadual Campos Machado, líder do partido na Assembléia Legislativa.
O deputado, que apóia o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), foi contrário à aliança entre PTB e PT na cidade.
Mas o comitê de campanha de Marta vem sendo pressionado a aceitar a candidatura de Ricardo Garib. Na segunda passada, um dos coordenadores de campanha de Ricardo Garib esteve no comitê da prefeita, por volta das 17h. Na terça, Carlos Thadeo, assessor de Machado, telefonou para o presidente do diretório municipal do PT, Ítalo Cardoso, para interceder por Ricardo. Cardoso não disse nem sim nem não.
O presidente do diretório regional do PTB, Nabi Abi Chedi, também tem procurado demover o PT da idéia de veto a Ricardo.
Até agora não há uma solução para o caso. Ricardo, que não quer alimentar a polêmica, disse que espera que "tudo dê certo".


Texto Anterior: Janio de Freitas: Obrigado, Lula
Próximo Texto: Genoino vai ao Rio instruir os candidatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.