São Paulo, terça-feira, 11 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Aliança chilena é feita em torno de programa comum

DA REPORTAGEM LOCAL

É imperfeita a analogia entre uma eventual coalizão do PT com o PMDB e a chamada Concertação, aliança formada no Chile pelo Partido Socialista e pelo Partido Democrata Cristão, além de outras duas legendas menores. Ela elegeu desde 1989 quatro presidentes sucessivos: Patricio Aylwin e Eduardo Frei, democratas cristãos, e Ricardo Lago e Michelle Bachelet, socialistas. O candidato conjunto é escolhido em prévias pelos filiados.
Os dois partidos eram adversários durante o governo do marxista Salvador Allende (1970-1973). Superaram suas divergências e elaboraram um projeto de redemocratização, com o qual, em 1988, derrotaram o ditador Augusto Pinochet, que reivindicava em plebiscito mais oito anos de mandato.
A Concertação concorre às eleições com um programa unificado. Isso permite que seus deputados e senadores -a sede do Legislativo é em Valparaíso- atuem como base parlamentar estável do governo.
(JOÃO BATISTA NATALI)


Texto Anterior: Se reeleito, Lula buscará modelo chileno de coalizão
Próximo Texto: PMDB indicará nomes para atuar na campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.