São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE DIZ O RELATOR

Petista descarta ter divulgado informações

"Problema não é quebrar, é vazar"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da CPI Mista do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), disse acreditar que o problema da comissão não foi ter quebrado coletivamente o sigilo bancário, fiscal e telefônico de investigados, mas ter permitido o vazamento de dados resultantes dessas quebras.
"O problema não é quebrar o sigilo, é vazar o sigilo quebrado. E o relator não vaza sigilo, vazar é crime", disse.
Mentor não citou diretamente, mas deu a entender que atribui ao presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), a autoria do vazamento de informações que serviram de munição para suspeitas de irregularidades fiscais contra integrantes da área econômica do governo.
"Estou dizendo que os que não queriam prorrogar [os trabalhos da CPI] estão achando um jeito de antecipar o fim dela. (...) Vocês podem fazer essa análise melhor do que eu: quem se beneficia com o vazamento?", disse.
O deputado afirmou anteontem à Folha que Barros e Artur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado, queriam o fim da CPI em junho.
Centro das atenções da CPI desde a revelação das quebras coletivas de sigilo, Mentor passou o dia de ontem em reuniões com as cúpulas governistas e de oposição no Congresso e falou que apresenta hoje, na comissão, os critérios que usou para pedir as quebras de sigilo.
Ele voltou a repetir que a crise pela qual passa a CPI tem motivações políticas.
Apesar de não detalhar os critérios que usou para justificar as quebras de sigilo, afirmou que a comissão não poderia "pinçar" investigados.
"O relator fixa critérios e, dentro dos critérios, investiga todos. A maneira de investigar não pode ser pinçando", disse.
(RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Caso Banestado: CPI já discute incineração de documentos
Próximo Texto: O que diz o presidente: "PT barra apuração que chega a amigos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.