São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para crescer nos Estados, PMDB cogita candidato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao contrário das últimas eleições presidenciais, quando dirigentes do PMDB diziam preferir uma candidatura própria como forma de se cacifar politicamente, o partido fala sério agora quando pensa em apresentar um postulante ao Palácio do Planalto.
Na avaliação das alas governista e oposicionista, um candidato ao Palácio do Planalto com a queda da chamada verticalização possibilitará ao partido ter um desempenho eleitoral que lhe permita eleger mais governadores.
O PMDB avalia que terá candidaturas competitivas em 16 das 27 unidades da Federação. Hoje, tem sete governadores. Crê que sairá maior das urnas em 2006 se souber se posicionar. As bancadas de 22 senadores e 85 deputados federais também continuariam fortes.
A queda verticalização, regra que força os partidos a repetir nos Estados a aliança nacional, permitiria uma maior liberdade de acordos políticos favoráveis ao PMDB. O partido poderia ter um candidato próprio e ver seções suas apoiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou um oposicionista como José Serra.
No PSDB, Serra busca manter entendimento com o PMDB em detrimento do PFL. O prefeito sabe que é difícil levar a legenda a apoiá-lo, mas tem feito articulações para se aproximar do presidente do STF, Nelson Jobim, vice dos sonhos do tucano e de Lula.
Outro presidenciável tucano, o governador Geraldo Alckmin (SP) tem melhor interlocução com o PFL e conta com a possibilidade de uma aliança se crescer nas pesquisas.
O tucano que joga com um cenário de caos político para eventualmente ser candidato é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele aspira ter o apoio do PFL e do PMDB, mas sabe que esse cenário dependerá do desfecho da crise política. Por ora, Lula tem se mantido se fora das investigações das acusações de corrupção em sua gestão. (KA)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Rumo a 2006: Isolado, Lula corteja PMDB e antigos aliados
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Entrevista: Vice se diz fiel a Lula, mas pronto para assumir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.