São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Ação de 1996 originou lei de compra de voto

DA REPORTAGEM LOCAL

A criação da lei nº 9.840, que tornou mais céleres os procedimentos para punir políticos condenados por compra de votos nas eleições, teve como ponto de partida a Campanha da Fraternidade de 1996, com o tema "Fraternidade e Política". Os debates levaram à criação de uma comissão de juristas para elaborar um projeto de iniciativa popular contra a corrupção eleitoral.
Para levar adiante a proposta de lei, a CNBB, com apoio da OAB, criou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Em agosto de 1999, o movimento atingiu 1 milhão de assinaturas, suficientes para apresentação do projeto de lei ao Congresso.
Em 23 de setembro, o Congresso aprovou a lei, sancionada cinco dias depois pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2007, nos oito primeiros anos de aplicação, a lei 9.840 levou à cassação de 215 políticos.


Texto Anterior: Igreja propõe debate sobre causas do crime
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: De gigante a bode
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.