UOL

São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu faz mea culpa em reunião

DO ENVIADO ESPECIAL A NATAL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, admitiu aos governadores do Nordeste ter sido um "erro" a reunião com apenas cinco governadores anteontem, em Brasília. "Fizemos uma reunião que não ajudou em nada, só atrapalhou", disse Dirceu, segundo os participantes do encontro, que aconteceu a portas fechadas.
Entre os governadores que estiveram ontem em Natal, apenas Ronaldo Lessa (PSB-AL) participou do encontro em Brasília -os outros foram Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Germano Rigotto (PMDB-RS), Paulo Hartung (PSB-ES) e Zeca do PT (PT-MS).
O mal-estar foi demonstrado logo na chegada à reunião. "Não se constrói consenso em torno de cinco governadores apenas. Não vamos aceitar discriminação", disse Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o mais exaltado entre os governantes. "Nem sabia da reunião e não deleguei a nenhum colega para falar em meu nome", afirmou Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
O critério usado para o convite dos cinco governadores, segundo o ministro, foi político-partidário, o que não convenceu os demais -não havia ninguém do PFL, mas havia dois membros do PSB.
Apesar das desculpas públicas de Dirceu, para Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a reunião acabou selando a proposta de reforma tributária em que o local da cobrança do ICMS permaneceria sendo a origem, adiando o debate sobre a cobrança no destino.


Texto Anterior: Reforma tributária: Nordeste apóia Lula e obtém compensações
Próximo Texto: Oposição tucana: Aécio critica, cobra diálogo e desafia governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.