São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Já são 200 famílias

Sem-terra invadem propriedade em Minas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Cerca de 70 famílias de trabalhadores rurais sem terra ligados ao MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade), segundo a Polícia Militar, invadiram na última sexta a fazenda Piedade, em Gurinhatã, no Triângulo Mineiro.
Os sem-terra acusaram o proprietário de tentar expulsá-los com tiros e foguetes. À polícia, exibiram marcas de disparos em árvores e cartuchos de espingarda que teriam sido deflagrados.
Ontem, policiais da 10ª Companhia Independente da PM, do município de Ituiutaba, disseram que o confronto foi registrado em boletim de ocorrência, mas não confirmaram a acusação dos sem-terra. Segundo a PM, a fazenda, que teria 300 ha, pertence a Farjalla Miguel Jacob Sobrinho, que não foi localizado ontem. Os sem-terra estavam acampados havia 11 meses nas imediações e resolveram invadir a área para forçar a desapropriação.
De acordo com Ronildo José de Oliveira, do MTL, a invasão tem 200 famílias. Segundo ele, o processo de desapropriação da fazenda Piedade já se arrasta há três anos, quando a área teria sido considerada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Representantes do Incra não foram localizados ontem. (THIAGO GUIMARÃES)



Texto Anterior: Garimpeiros dizem haver 20 desaparecidos
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Otávio Velho: Lula paga o preço por ter sido eleito com discurso moralista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.