São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reprodução de tela provoca mal-entendido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma leitura feita por peritos da Polícia Federal levou a uma sucessão de interpretações equivocadas no curso da investigação sobre quem vazou o dossiê da Casa Civil com gastos sigilosos da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A confusão começou a partir da reprodução, pelas revistas "Veja" e "Época", de uma fotografia de tela de computador com uma página do "Relatório de Suprimento de Fundos", o nome do dossiê criado no Planalto.
A imagem havia sido publicada pela Folha originalmente no dia 4, como parte da reportagem que revelava detalhes do arquivo, extraído da rede de computadores da Casa Civil e obtido com exclusividade pelo jornal.
A Folha havia baixado o arquivo digital em um terminal da Sucursal de Brasília e fotografado as telas para ilustrar a reportagem. Na imagem publicada, foi cortada a barra horizontal na qual é possível ver quais arquivos ou programas estavam abertos naquele terminal -não diziam respeito ao dossiê.
Entre eles, havia o registro de uma conversa pelo programa MSN Messenger entre o usuário do terminal e Leonardo Rocha, funcionário administrativo do jornal.
As revistas preservaram a barra horizontal com a menção a "Conversa - Leo Rocha". Foi o suficiente para deflagrar uma série de mal-entendidos. A polícia encarregada de elucidar o escândalo ontem investigava a "dica" de "Leo Rocha".
A Folha apurou que peritos disseram saber que ele é funcionário do jornal e por isso trabalhavam com a suspeita de que o "vazador" estava na Casa Civil e em contato com a Folha na hora da extração do documento. Não foi só a PF que confundiu as telas. Alguns sites travam debate sobre "Leo Rocha".
O "Amigos do Presidente Lula" achou um homônimo -presidente da Juventude do PSDB de Ubatuba (SP)- e divulgou teorias conspiratórias. O "KGB Lulista" diz: "O caminho é o "Leo Rocha". É necessário mapeá-lo".


Texto Anterior: Dossiê não é crime e todos fazem, diz Tarso
Próximo Texto: Tucano quer que Dilma vá ao Senado depor na quarta-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.