UOL

São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prisão do líder sem-terra é a quarta desde 94

DA AGÊNCIA FOLHA

José Rainha Jr. foi preso ontem pela quarta vez. Desta vez, o líder sem-terra é acusado de furto e formação de quadrilha durante a invasão da fazenda Santa Maria, em Teodoro Sampaio, em 2000.
Rainha passou 14 dias preso em 94, sob acusação de co-autoria em dois homicídios durante um confronto entre sem-terra e seguranças de um fazenda no Espírito Santo, em Pedro Canário.
No ano passado, Rainha foi preso duas vezes. Na primeira, ele passou 23 dias detido na cadeia pública de Presidente Venceslau (620 km de São Paulo). Ele era acusado de porte ilegal de arma. Em setembro no ano passado, Rainha foi preso por formação de quadrilha.
Rainha já teve diversos problemas com o juiz da comarca de Teodoro Sampaio, Atis de Araújo Oliveira, que decretou a sua prisão desta vez. O juiz é o mesmo que havia decretado a prisão do líder sem-terra em 2002.
Rainha foi preso em setembro do ano passado a partir de um mandado de busca domiciliar assinado pelo juiz Oliveira.
Em novembro de 2002, quando o alvará de soltura de Rainha chegou ao Fórum de Teodoro Sampaio às 10h30, o juiz só encaminhou o documento para Presidente Venceslau, onde o líder estava preso, no final da tarde.


Texto Anterior: Conflito agrário: Rainha é preso após audiência no Pontal
Próximo Texto: Secretário de Alckmin tenta evitar que decisão judicial acirre conflitos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.