São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Atingidos são do MST

3 sem-terra são feridos em invasão na Bahia

DA AGÊNCIA FOLHA

Três sem-terra ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foram feridos a bala durante tentativa de invasão da fazenda Santa Luzia, no município baiano de Arataca (508 km ao sul de Salvador).
A ação ocorreu na tarde de anteontem. De acordo com informações da Polícia Militar e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), seguranças armados dispararam para repelir os sem-terra.
Antônio José de Jesus, 39, foi atingido na cabeça. Ele estava internado ontem no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, e não corria risco de morte. Os nomes dos outros dois sem-terra atingidos não foram divulgados.
Segundo o superintendente do Incra na Bahia, Marcelino Antônio Martins, os sem-terra, depois de não conseguiram entrar na fazenda, bloquearam a rodovia BR-101. Ele disse que, após o protesto na estrada, os sem-terra armaram acampamento nas imediações da fazenda. Uma equipe de cerca de 20 soldados da PM monitorava ontem a situação.
Martins informou que a fazenda é alvo de um processo para desapropriação que está paralisado em razão de seguidas invasões -oito, nos últimos dois anos.
Martins declarou que um laudo feito em 2002 atestou a fazenda como improdutiva, o que deflagrou a onda de invasões pelo MST, instrumento de pressão para a desapropriação da área.
O superintendente disse que a dona da fazenda, Silvia Vieira de Almeida, busca negociar com o Incra a venda da propriedade, que tem cerca de 600 hectares. Martins disse que parte das terras é usada para cultivo de cacau. A reportagem não conseguiu ontem falar por telefone com a proprietária, em sua casa em Itabuna. (EDUARDO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Orçamento: Governo negocia para votar a LDO
Próximo Texto: Brasil profundo: ONG suspeita continua a ter verba federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.