São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carvalho diz não saber que Braz era ligado a banqueiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na versão apresentada pelo chefe-de-gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, o ex-deputado federal do PT e advogado Luiz Eduardo Greenhalgh não o informou que Humberto Braz era ligado ao banqueiro Daniel Dantas. Em telefonema, Greenhalgh pediu a Carvalho que checasse se a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) investigava Braz, ex-diretor da Brasil Telecom.
Na conversa, o ex-deputado ainda pede ao chefe-de-gabinete que procurasse Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Polícia Federal.
"(...) Seria bom dar um toque no Luiz Fernando também, hein", pede Greenhalgh, em conversa interceptada pela PF no dia 29 de maio. Ao que Gilberto Carvalho responde: "Eu vou dá, eu vou dá, amanhã cedo eu tenho que falar com ele, vou levantar isso daí também".
A um colega de governo, Carvalho teria dito que não falou sobre o caso com o diretor-geral da PF, como prometido a Greenhalgh no telefonema. Carvalho estava de férias e retornaria ao trabalho na segunda. Até as 19h de ontem, ele não havia respondido recados da Folha.
Via assessoria, Corrêa disse que se encontra freqüentemente com Carvalho, mas que nunca nenhum ministro o procurou para perguntar sobre investigações.
Anteontem, por meio da assessoria, Carvalho admitiu que recebeu Greenhalgh em audiência no Palácio do Planalto, ao menos por três vezes neste ano. O ex-deputado é apontado pela PF como lobista de Daniel Dantas.
Carvalho disse, por meio da assessoria, se lembrar que num desses encontros Greenhalgh disse que trabalhava para Humberto Braz. Braz teve o nome citado na Operação Satiagraha, acusado de tentar subornar delegado da PF em nome de Dantas.
Conforme Carvalho, o deputado disse que Braz havia sido seguido no Rio e que tinha informação de que era gente da Presidência. Carvalho então acionou o GSI para pedir explicações. Depois, disse a Greenhalgh que o GSI negou qualquer apuração.


Texto Anterior: Greenhalgh ofereceu a banqueiro plano para tentar melhorar relação com o PT
Próximo Texto: Outro lado: Ex-deputado não quis falar sobre o caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.