São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula festeja Datafolha; FHC destaca vitória de Serra no segundo turno

DA ENVIADA ESPECIAL A COBIJA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou parte do vôo de ontem entre Brasília e Cobija (Bolívia) comemorando os números positivos da economia e, principalmente, o crescimento da prefeita paulistana Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, nas pesquisas de intenção de voto.
Já no Paraná, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que "o que interessa" na pesquisa Datafolha é o resultado projetado para o segundo turno, no qual o tucano José Serra vence Marta por 52% a 38%.
"Olha que manchete boa", disse Lula, segundo relato de presentes, ao ler a notícia de que a petista lidera isolada a disputa em São Paulo. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Marta Suplicy com 30% das intenções de voto, seguida por José Serra, com 25%.
De acordo com o relato de ministros e parlamentares que estavam a bordo do Sucatinha, Lula estava mais contente com o desempenho da petista, que subiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em junho, do que com o aumento da avaliação positiva do governo. Na última pesquisa CNT/ Sensus, a aprovação do governo subiu 8,8 pontos de junho a agosto.
"Vocês viram como está a Marta?", teria enfatizado o presidente para os presentes mostrando os números da pesquisa Datafolha.
Viajaram com o presidente os ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), Alfredo Nascimento (Transportes) e Celso Amorim (Relações Exteriores).
Os números da economia também animaram Lula. Segundo Furlan, ele ficou satisfeito ao saber que houve um crescimento de 30%, nos últimos seis meses, na exportação de produtos que usam o aço como matéria-prima, como carros, caminhões e máquinas. "Isso é positivo porque estamos exportando produtos que têm um preço maior", declarou Furlan.

FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou ontem a pesquisa Datafolha, após palestra em encontro de cerca de 3.000 empresários do setor atacadista do país, em Pinhais (PR). "Não vi a pesquisa em detalhes, parece que houve uma variação [pró-Marta] que não vai influenciar o resultado do segundo turno, que é o que interessa", disse.
O ex-presidente falou sobre desenvolvimento para os empresários e executivos no encontro anual da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), no Expotrade de Pinhais (PR).
Ao recepcionar FHC no auditório, o presidente da Abad, Paulo Pennacchi, foi aplaudido quando disse que espera "ver este jovem retornar à Presidência em 2006". A resposta veio no final, mas de forma indireta. "Tomara que eu seja jovem o suficiente para voltar a dirigir este caminhão", disse FHC, quando recebeu um caminhão em miniatura de presente.
Na palestra, ele foi sutil nas críticas ao governo Lula: "Quando a sociedade começa a procurar milagre, sempre aparece alguém prometendo fazer milagres".


Texto Anterior: Parte do PSB abandona Erundina e apóia Marta
Próximo Texto: Imprensa: Clóvis Rossi recebe homenagem de fundação criada por García Márquez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.