São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney nomeia aliado para a Comunicação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), trocou ontem o comando da Diretoria de Comunicação da Casa e promoveu a volta de um antigo aliado ao posto: o jornalista Fernando César Mesquita, 70 anos, que implementou o sistema de comunicação do Senado que hoje conta com TV, rádio, internet e jornais.
A mudança ocorre no momento em que o Senado passa por sua maior crise. A oposição questionou Sarney levantando a hipótese de que a troca tem como objetivo promover um controle maior sobre os veículos de comunicação da Casa, levando-os a fazer uma cobertura sobre a crise administrativa mais favorável ao presidente.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), fez questão de abordar o assunto em plenário: "Presidente Sarney, a minha preocupação é com o que a mim é muito sagrado e imagino que seja sagrado a todos os senadores que honrem esta Casa: a preocupação com a liberdade de imprensa, com a isenção".
Sarney respondeu que precisará fazer reformas na comunicação e que Mesquita é o mais indicado. "Vamos entrar com a Fundação Getúlio Vargas e com as reformas da TV digital, eu achei que ele era o melhor homem que podia comandar essa reforma neste momento de modificações tecnológicas."
Mesquita vai ocupar o lugar de Ana Lúcia Novelli. Servidora de carreira, ela pediu para sair da Diretoria de Comunicação por discordar das mudanças administrativas a serem implementadas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). "Eu ainda não sei, mas haverá cortes em todas as áreas, inclusive na comunicação. É fato que nos últimos anos houve um inchaço", afirmou Mesquita.
Aliado de Sarney há mais de 20 anos, Mesquita foi porta-voz do peemedebista na Presidência da República.


Texto Anterior: Entidades enviam carta a Lula por causa de censura
Próximo Texto: Em meio à crise, Lula propõe concessão de rádio a filho de Renan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.