UOL

São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIBLIOTECA FOLHA

Livro de Graham Greene é de 1958

"Nosso Homem em Havana" é o romance do próximo domingo

DA REDAÇÃO

A Biblioteca Folha publica no próximo domingo "Nosso Homem em Havana", um dos mais famosos livros do escritor inglês Graham Greene (1904-1991).
O inglês Jim Wormold, vendedor de aspiradores de pó, é o protagonista do romance. Ele e sua filha adolescente vivem em Havana, em pleno regime do ditador Fulgêncio Batista. Com um salário incapaz de satisfazer os caprichos da menina, Wormold decide aceitar o convite do serviço secreto britânico para virar espião.
Periodicamente, envia relatórios a Londres sobre possíveis atividades subversivas em Cuba -inclusive documentos que ele mesmo forja para impressionar seus chefes, como a planta de uma instalação de armas secretas.
O romance de Greene foi lançado em 1958, pouco antes da Revolução Cubana (1959). É uma sátira política da Guerra Fria, cuja atualidade foi ressaltada pelos últimos acontecimentos mundiais.



Texto Anterior: Janio de Freitas: Os domínios da impunidade
Próximo Texto: Choque entre poderes: Para TJs, idéia de inspeção é "humilhante"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.