São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maggi ignora PPS e declara apoio a petista

EDUARDO SCOLESE
PEDRO DIAS LEITE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para atuar como um interlocutor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os produtores rurais de todo o país, o governador Blairo Maggi (PPS-MT) anunciou ontem seu apoio à reeleição do petista.
A declaração do maior produtor de soja do país ocorreu após passar o dia em reuniões em Brasília nas quais conseguiu a promessa do governo federal de que serão criados mecanismos para desburocratizar a liberação de créditos a fazendeiros.
"É claro que é a minha decisão final [de apoiar Lula no segundo turno]. Eu vim aqui conversar com o presidente para saber se tudo aquilo que nós combinamos, e que ainda não tinha sido realizado, se ainda estava na pauta do presidente. Como está na pauta e esses projetos devem sair logo (....), obviamente nós decidimos pelo apoiamento ao Lula", afirmou o governador.
Entre os ruralistas, em crise nos últimos anos, Lula teria um alto índice de rejeição. A partir de agora, Maggi será convidado a subir nos palanques de Lula em Estados do Sul e do Centro-Oeste
"O que nós estamos fazendo é buscar os mecanismos para que os produtores tenham acesso a esses créditos e possam voltar a produzir", disse Maggi.
O petista e coordenador da campanha de Lula à reeleição, Marco Aurélio Garcia, negou que o apoio tenha sido obtido por conta de promessas do governo federal. "Por que cooptação? O governador Maggi tem critérios políticos e avalia que o presidente Lula é melhor para o país.
Até amanhã, Maggi promete enviar duas cartas ao presidente nacional do PPS, Roberto Freire (PE), que oficialmente apoia a candidatura tucana ao Planalto. A primeira carta terá um pedido de licença, e a segunda, o de desfiliação. "Ele é quem vai decidir", disse o governador. "[Se sair do partido], eu levo todo mundo", completou.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Lula insiste em dizer que Alckmin vai privatizar Petrobras, BB e Caixa
Próximo Texto: Questão sobre o PCC fez Alckmin parar entrevista a TV australiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.