São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra protagoniza curta de 64

DA REPORTAGEM LOCAL

Externa, dia, 13 de março de 1964. Assim começa o curta de cerca de 11 minutos que o cineasta Leon Hirszman (1938-1987), então um jovem militante, fazia para a União Nacional dos Estudantes (UNE). As primeiras cenas mostram as pessoas chegando à Praça da República para o comício.
Logo se destaca a figura de um jovem topetudo, que vai ser o personagem principal do curta. É José Serra, então aos 21 anos e presidente da UNE. O líder estudantil aparecerá ainda conversando com Leonel Brizola e, depois, já à noite, discursando empolgado ao lado de um cabisbaixo Miguel Arraes.
Muitos homens aparecem de paletó, gravata e chapéu e as mulheres são minoria. Todos repetem palavras de ordem e fazem o vê de vitória.
Em plena campanha pela encampação das refinarias particulares, que de fato seria anunciada naquela noite por Jango, funcionários da Petrobras entram na praça em fila indiana carregando latinhas com o "petróleo brasileiro", acesas, numa procissão de chamas. (SD)


Texto Anterior: Presidente quis forçar reforma, diz historiador
Próximo Texto: Eleições 2004: Marta rejeita dar vice ao PMDB e lança Rui Falcão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.