UOL

São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT critica Lula e diz que votará contra reforma

DA REPORTAGEM LOCAL

O PDT usou ontem imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cadeia nacional de televisão para expor as mudanças do petista em relação à taxa de juros e à Previdência. O partido fez o mesmo que radicais do PT já vinham fazendo ao divulgar fitas de vídeo com discursos antigos de Lula.
"Vamos deixar que o próprio Lula, o companheiro Lula de ontem, fale por nós", disse o locutor durante a propaganda partidária obrigatória do PDT. Apareceu então Lula, em 1998, dizendo que os juros beneficiam "somente os agiotas internacionais".
O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, afirmou que o governo Lula parece uma "restauração do governo conservador" de FHC. "Muita renegociação política", afirmou Brizola.
Segundo o pedetista, a participação do partido no governo "foi de uma forma contrária" à combinada com Lula: "Mas ainda assim ficamos quietos porque não queríamos criar dificuldades", disse. Miro Teixeira, ministro das Comunicações, é filiado ao PDT, mas está deixando o partido.
Brizola disse que o momento é de "perplexidade". Ele afirmou que o país "parou de crescer" e que "vivemos grave recessão".
O Fome Zero, disse Brizola, não resolverá o problema da miséria sozinho. "Não há solução para fome sem que haja casamento entre programa de alimentação com programa de trabalho", declarou.
Apesar de dizer que o PDT não criará dificuldades para o governo, Brizola afirmou que não pode "concordar com certas decisões". "Não estamos tomando iniciativa de romper. Sentimos que governo é que se afastou de nós."
Segundo o programa, os deputados e senadores do PDT vão votar contra a cobrança dos aposentados. "Queremos resolver o problema da Previdência exatamente como o companheiro Lula dizia que ia fazer", disse o locutor.


Texto Anterior: Base aliada: Ministro decide se filiar ao PMDB
Próximo Texto: PT x PT: Cúpula petista se reúne para frear desgaste
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.