São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes discutem taxa aérea para combate à fome

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

O principal tema que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá com seus anfitriões franceses será o que o jargão diplomático batiza de "financiamento ao desenvolvimento". Trata-se, na prática, de encontrar dinheiro para combater a fome e a miséria no mundo, uma tese que Lula vem expondo desde o dia em que tomou posse, em 2003.
Só que, agora, há uma idéia encampada pelo grupo de países que tomou a liderança na discussão do assunto (Alemanha, Argélia, Brasil, Chile, Espanha e França): uma taxa sobre cada passagem aérea vendida no mundo.
Thierry Breton, o ministro francês de Economia, calcula que uma taxa de 5 por passagem de classe econômica e 20 na classe executiva renderia algo como 10 bilhões por ano. A proposta não é a única em circulação: o próprio Lula já propôs taxar o comércio de armas, tese que Chirac rejeitou. Está no ar há muito tempo a chamada Tobin Tax, proposta de um imposto sobre transações financeiras internacionais.


Texto Anterior: Gratificação coloca fim à greve no MinC
Próximo Texto: Forças armadas: Brasil comprará da França aviões velhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.