UOL

São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONFLITO AGRÁRIO

Segundo o Incra, Estado abriga 14 mil famílias acampadas

MTR invade fazenda no Paraná

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Sessenta famílias ligadas ao MTR (Movimento dos Trabalhadores Rurais) invadiram na manhã de sábado a fazenda São Marcos, no município paranaense de Lindoeste (465 km a oeste de Curitiba). As famílias estavam anteriormente acampadas no município de Ramilândia, também no oeste paranaense.
Segundo informações da Polícia Militar, que acompanha a distância a movimentação dos sem-terra na fazenda, não houve incidentes na invasão.
A invasão em Lindoeste aumenta para 13 o número de propriedades invadidas por sem-terra ligados ao MTR e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no oeste do Paraná. Outras 5.700 famílias vivem em acampamentos na região.
No Paraná existem hoje 14 mil famílias acampadas, de acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O MST tem números diferentes do Incra e estima em 16 mil o número de famílias acampados em todo o Estado.
Em São Jerônimo (RS) os integrantes do MST que deixaram, na tarde de sábado, a fazenda Limoeiro permaneciam ontem acampadas próximo à área. A Brigada Militar (equivalente gaúcho à Polícia Militar) monitorava os movimentos em torno da fazenda, palco de conflito no sábado entre sem-terra e funcionários do agropecuarista Jair João Vidalette. O governo do Rio Grande do Sul e Vidalette disputam na Justiça a posse da fazenda Limoeiro.



Texto Anterior: Argentina: Kirchner e Lula "fogem" para geleiras
Próximo Texto: Direitos Humanos: Representante da ONU rebate as críticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.