São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

"Rio loves you"

NELSON DE SÁ
EDITOR DE ILUSTRADA

Na descrição da Globo, George W. Bush recebeu por escrito a proposta de Lula, para suspender o "fichamento" de lado a lado, e:
- Foi evasivo... Prometeu examinar.
Na descrição dada pela rádio Bandeirantes, Lula "fez uma brincadeira" afirmando que os americanos poderiam isentar os brasileiros de visto, como já ocorre com outros, e:
- Bush considerou um bom argumento. Afirmou que vai analisar.
Já na descrição da Jovem Pan, Bush só recebeu a proposta "e se limitou a sorrir".
 
É certo que a controvérsia do "fichamento" tomou proporção excessiva. Mas ela apenas reflete a "tensão" entre os dois países, para usar uma expressão da BBC Brasil.
Tensão que percorreu todo o ano de 2003 e que deve crescer em 2004, segundo "analistas" ouvidos pelo canal britânico num evento em Nova York. De um deles, do instituto Inter-American Dialogue:
- O Brasil não deve gastar o tempo de Powell (secretário de Estado americano) em temas que não são importantes, como acontece no caso do fichamento dos turistas.
Se o tempo de Powell não deve ser gasto pelo Brasil, imagina o que pensa o analista sobre meia hora de Bush.
 
Na Globo, quem também está irritada com o que chamou de "briguinhas" é Míriam Leitão, que declarou:
- O que vem preocupando diplomatas do Brasil e dos EUA com quem eu conversei, nestes últimos dias, é que agora tudo é motivo para desentendimento entre os dois maiores países do continente.
E os americanos, afinal de contas, são "o segundo maior fluxo de turistas para o Brasil". Sobretudo o Rio.
Então, a partir de agora, tudo pelos turistas no verão carioca. Desde ontem, segundo o Jornal Nacional, um americano recebe ao chegar:
- Uma rosa vermelha, um pingente com o desenho do Pão de Açúcar e uma camiseta com a mensagem, escrita em inglês, "o Rio te ama".
Como no Havaí. Os turistas "gostaram":
- Um americano em férias vestiu ontem a camiseta do Rio e disse que a declaração de amor dos cariocas tocou o seu coração.
Vem aí o Carnaval. Oba, oba.


Texto Anterior: Juiz pede ao STF para ser posto em liberdade
Próximo Texto: Roraima: Índios fecharam acesso à reserva, segundo a PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.