São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente se defende de acusação no TSE

SILVANA DE FREITAS
da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou defesa ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que se apóia no fato de ainda não ser candidato formal à reeleição para afastar o risco de sofrer investigação judicial por suposto abuso de poder político.
FHC foi acusado pelo PT de usar a máquina administrativa para influir na convenção do PMDB, no domingo passado, em que foi decidido que o partido não terá candidato próprio à Presidência.
O presidente também sustentou que as acusações apresentadas contra ele foram baseadas em reportagens de jornais, que não serviriam como provas em investigação judicial.
A defesa de FHC, de 15 páginas, foi entregue ao TSE, às 18h22, pelo advogado Antônio Vilas Boas Teixeira de Carvalho.
O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Nilson Naves, deverá determinar na próxima semana que sejam ouvidas testemunhas de acusação e defesa.
"Se a Constituição permite que o candidato permaneça no cargo, é preciso que se considere as consequências disso", disse o advogado. Ele afirmou que as mesmas acusações poderão ser feitas após o registro formal da candidatura de FHC à reeleição, mas questionou a existência de provas.
Também notificado, o ministro Eliseu Padilha (Transportes), um dos representantes do PMDB no governo, admitiu ter pedido a FHC que recebesse o governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira, mas negou que soubesse do assunto que seria tratado.
Vieira, que definiu posição na convenção na última hora, foi apontado como protagonista de uma negociação em que teria oferecido votos de convencionais do Estado em troca de verbas federais. Até a próxima sexta-feira, o advogado de FHC apresentará a defesa dele em mais duas representações, uma delas também sobre o uso da máquina em negociações de votos de convencionais do PMDB, que estende a acusação aos ministros Sérgio Motta (Comunicações) e Iris Rezende (Justiça).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.