São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CALOR HUMANO

Cerca de 100 mil pessoas aplaudem Lula em meio a evento brasileiro na Praça da Bastilha

Presidente é ovacionado durante show

DA ENVIADA A PARIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado ontem por cerca de 100 mil pessoas na Praça da Bastilha, em Paris, no show "Viva Brasil". O brasileiro subiu ao palco acompanhado do prefeito da cidade, Bertrand Delanoe, no momento em que o cantor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, se apresentava.
"Que Paris diga com paixão e convicção: bem-vindo, Lula", pediu o prefeito. A multidão aplaudiu freneticamente. Ao seu lado, Gil se emocionou e chorou discretamente. Na véspera do show, o ministro havia dito que, se estivesse no lugar de Lula, estaria triste com a crise política.
O comparecimento de Lula ao show chegou a ser colocado em dúvida com o agravamento das denúncias de corrupção no Brasil. Temia-se uma reação negativa do público.
Em rápido discurso, o presidente afirmou: "O Brasil não pode ser visto no mundo como um país grande pela sua extensão territorial. O Brasil tem que ser um país grande pela qualidade do seu povo, pela solidariedade de seu povo e pelo humanismo praticado pelo povo brasileiro".

"O presidente veio"
Lula lembrou que já esteve na capital francesa diversas vezes. "Mas nunca imaginei em minha vida que pudesse estar em Paris no ano em que o Brasil é o país homenageado e estar aqui como presidente da Republica", disse -este foi decretado o Ano do Brasil na França pelo governo do presidente Jacques Chirac.
Quando o presidente se despediu, Gil, que antes havia dividido o palco com Jorge Benjor, adaptou os versos celebrizados por este e disse: "E o presidente veio, para animar a festa. Salve, simpatia". O ministro repetiu e enfatizou: "O presidente veio".
O empresário Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, que promoveu o show em parceira com a rede francesa de supermercados Casino, disse que Lula "tem um apoio muito grande, porque é uma pessoa carismática, correta, honesta".
Diniz afirmou que, no almoço que Lula teve ontem com empresários franceses, os executivos "vibraram com a simplicidade do presidente, com as respostas que ele deu para as perguntas informais que lhe foram feitas". Diniz dividiu a mesa com o presidente durante o evento.
Além de Gil e Benjor, o show "Viva Brasil" teve participações de Lenine, Seu Jorge, Gal Costa, Daniela Mercury e da banda baiana Ile Aye. O investimento das redes de supermercado na promoção foi de 600 mil (R$ 1,6 milhão), segundo sua assessoria. (SILVANA ARANTES)


A jornalista Silvana Arantes viajou a convite do Grupo Pão de Açúcar

Texto Anterior: Tarso defende novo modelo econômico
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Coordenação política: Wagner defende filho de Lula e reeleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.