São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO RIO

Licença médica livra auditora de depoimento

DA SUCURSAL DO RIO

A auditora Maria Auxiliadora de Vasconcellos, presa em maio passado sob acusação de fraude contra o INSS, recebeu de uma junta de peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) uma licença médica válida até 1º de setembro. Na última sexta-feira, ela deveria ter prestado esclarecimentos ao Ministério Público Federal, mas apresentou um atestado médico e não compareceu. Nesta semana, Vasconcellos foi novamente intimada a depor.
Segundo seu advogado, Gentil Silva Júnior, a auditora está com um "forte estresse", sem condições emocionais de falar sobre o assunto. Em conversa telefônica gravada pela Polícia Federal em agosto de 2004, Vasconcellos mencionou um suposto esquema em que a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) pagaria propina a autoridades federais para evitar a fiscalização de determinadas empresas do Rio.
O advogado teme que Vasconcellos passe mal durante o depoimento: "Se ela tiver um troço enquanto estiver depondo, quem vai se responsabilizar?". Segundo ele, a auditora está afônica por causa do estresse. Vasconcellos obteve um habeas corpus e responde ao processo em liberdade.
Silva Júnior esteve ontem na Justiça Federal, no Rio, e questionou a divulgação de trechos da ação penal movida contra sua cliente, já que determinadas peças do processo estariam sob sigilo de Justiça, como a transcrição da conversa telefônica gravada pela PF e divulgada pela TV Globo.
Quanto à citação sobre o esquema de corrupção que envolveria a Firjan, que consta na gravação feita pela PF, o advogado disse que Vasconcellos apenas teria reproduzido conversas ouvidas entre os fiscais, mas ela não tem provas.
O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) não prestará depoimento ao Ministério Público sobre o caso da suposta caixinha da Firjan. Por meio de sua assessoria, Jefferson disse que não tem nada a acrescentar. (LUCIANA BRAFMAN)


Texto Anterior: CVM cobra explicações da Telemar
Próximo Texto: Discreto: Interino, Alencar evita exposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.