São Paulo, sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

De que lado está o Brasil?
economist.com
Lula dribla, na ilustração do editorial

Em chamada na capa e em editorial, a "Economist" faz a pergunta acima e responde, em destaque, que é "hora de Lula defender a democracia em vez de abraçar os autocratas". Abre o texto:
- Este é um grande momento para ser brasileiro e especialmente para ser Luiz Inácio Lula da Silva, o inspirador presidente do país. Por tanto tempo o gigante de baixa performance da América Latina, o Brasil agora está em toda lista dos lugares que importam no século 21. Parece que nenhum encontro internacional, seja para discutir reforma financeira ou aquecimento global, está completo sem Lula, um ex-metalúrgico e líder sindical cuja bonomia e instinto para a conciliação entre contrários políticos faz com que tenha amigos em toda parte.
E encerra:
- Ninguém deve esperar que o Brasil aja como xerife da América. Mas é de seu próprio interesse evitar uma nova guerra fria na região. O modo de fazê-lo é não confundir democratas e autocratas, como Lula parece pensar. É envergonhar Hugo Chávez riscando um limite claro e público, em defesa da democracia -o sistema que permitiu a um pobre torneiro mecânico chegar ao poder e mudar o Brasil. Por que outros países mereceriam menos?



NA UNASUL
David Simons/economist.com
No texto "Lula e seus amigos briguentos", a edição da revista ouve Celso Amorim -e as críticas de FHC, para quem "os EUA não estão atacando a América Latina" e Chávez é a "ameaça"




O DRAGÃO NO QUINTAL
economist.com
Na terceira imagem de Lula na edição, ele e o chinês Hu Jintao

Com o título acima e foto de Lula com Hu Jintao, a nova "Economist" também traz longa reportagem especial sobre como "a América Latina se inclina em direção à China e ao Sul global -e para longe dos EUA". Abre projetando os primeiros embarques de cobre, do Peru para a China, e comentando como o país se tornou "o maior mercado para as exportações do Brasil". Também o empréstimo à Petrobras e a oferta de compra da YPF. E "não é só a China que está muito mais interessada na América Latina. Também Índia, Rússia e Irã".
Entre outros, ouve de Pan Wei, cientista político da Universidade de Pequim, que seu país vê Hugo Chávez como complicador, não atração. "A China não está interessada em radicalismos. Não vai agitar problemas políticos nem ter presença militar na região."



NORTE VS. SUL
Em editorial intitulado "Norte e Sul", o espanhol "El País" contrastou as reuniões do Nafta e da Unasul e lamentou que a "distensão" regional esperada com a eleição de Barack Obama não se confirma, pelo contrário, como indica a resposta de Hugo Chávez às bases da Colômbia.

CÉLULAS?
Ao fundo, o jornal de maior tiragem de Israel, o tabloide "Yedioth Ahronoth", deu ontem que "células adormecidas" do grupo libanês Hizbollah na Venezuela estariam "prontas para ação". Cita países da América do Sul e Central como as "áreas vulneráveis", Brasil inclusive.



DE LULA PARA OBAMA
Sob pressão também ao Sul, o presidente brasileiro "telefona ao colega dos EUA" na próxima semana, entre outras coisas, para "pedir ajuda para o governo deposto de Honduras" e "mais diálogo com os países da região sobre o avanço militar na Colômbia".
Foi o que declarou ontem à agência Reuters "um assessor que pediu anonimato". O Itamaraty já "negocia para ajustar os termos da conversa".



GLOBO, RECORD & SBT
"Jornal Nacional" e "Jornal da Record" voltaram a se enfrentar, ontem à noite, desde a escalada de manchetes. No primeiro, "caridade em benefício próprio" e "Edir Macedo desviou doações de fiéis para comprar imóveis". No segundo telejornal, "o uso de dinheiro público na rede de televisão" da "concorrência".
Em destaque também no "JN", "mais um depoimento contradiz Dilma sobre encontro com a ex-secretária da Receita". E ontem também, mas viral em blogs e "tweets" de jornalistas de Brasília, o "noticiário bizarro" de que "Dilma quer Silvio como vice". Os dois surgiram juntos na home do SBT, no aniversário da rede.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Questão agrária: Sem-terra fazem protesto hoje na avenida Paulista
Próximo Texto: Fisco aponta desvio de dinheiro da Universal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.