São Paulo, Terça-feira, 14 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

Novo ministro do Desenvolvimento quer priorizar exportação

Tápias toma posse hoje e mantém equipe de Clóvis


da Sucursal de Brasília

Um dia antes de assumir o cargo de ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias se reuniu com a equipe de técnicos da pasta e solicitou que todos permaneçam nos seus respectivos cargos -inclusive Milton Seligman, secretário-executivo do ex-ministro Clóvis Carvalho.
A Folha apurou que Tápias, cuja posse está marcada para as 15h de hoje no Palácio do Planalto, está preocupado com a baixa performance da balança comercial brasileira e com o atraso na votação da reforma tributária. Esses pontos deverão ser priorizados pelo novo ministro.
Na reunião de ontem com os secretários e técnicos mais graduados do ministério, Tápias ouviu mais do que falou. Mas reclamou da ausência de uma assessoria mais especializada em reforma tributária.
O presidente do BNDES, Andrea Calabi, disse que essa assessoria poderá ser prestada pelo próprio banco.
Tápias disse também que pretende dar continuidade aos programas que estão sendo implementados pelo ministério, o que inclui a reestruturação das cadeias produtivas e o incremento das exportações.
A secretária de Comércio Exterior, Lytha Spindola, não quis adiantar o resultado da balança comercial com o qual o governo trabalha para este ano. "Não queremos falar sobre essa matéria. Temos que trabalhar com muito afinco para melhorar nossas exportações e fazer um superávit."
O secretário-executivo do ministério, Milton Seligman, disse que "nada muda" com a chegada de Alcides Tápias. Questionado se os desentendimentos do ministério com a equipe econômica continuarão, ele apenas sorriu.
Para sua cerimônia de posse como ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias convidou cerca de 200 lideranças empresariais ligadas aos setores produtivo e financeiro.




Texto Anterior: Janio de Freitas: A unanimidade à vista
Próximo Texto: Congresso: Bancada quer votar projeto sobre dívida rural amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.