São Paulo, Terça-feira, 14 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPULARIDADE

Fernando Henrique Cardoso registra pior índice em pesquisas desde 87

Rejeição ao presidente é de 65%


da Sucursal de Brasília

O índice de insatisfação com o desempenho do presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a 65%, segundo a última pesquisa do instituto Vox Populi, patrocinada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes).
A pesquisa, divulgada ontem, aponta uma elevação de seis pontos percentuais no contingente que desaprova FHC. No levantamento realizado em agosto, a avaliação negativa do governo era de 59%.
Segundo a CNT, FHC é o presidente mais rejeitado desde 1987, ano em que o Vox Populi passou a fazer pesquisas nacionais sobre a avaliação do governo.
A avaliação positiva, que em agosto atingiu 12%, agora está em 8% -uma queda de quatro pontos percentuais.
A mesma pesquisa mostra que as recentes manifestações ocorridas em Brasília -o protesto dos ruralistas e a marcha que reuniu 75 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios- não obtiveram a atenção da população.
Apenas 10% dos entrevistados declararam ter acompanhado "com bastante interesse" a manifestação dos ruralistas. Já a marcha obteve o interesse de apenas 8%.
Apesar do desinteresse, 62% consideraram o protesto dos produtores rurais "justo" e declararam que o movimento "deveria ter levado o governo a fazer mudanças". Em relação à marcha, 59% dos entrevistados optaram por essa resposta.
A pesquisa mostra que a população considera que o governo vem priorizando o cumprimento das exigências do FMI (Fundo Monetário Internacional) e o pagamento da dívida externa e não aprova essa opção: 44% dos ouvidos recomendam que o país "esqueça as exigências do FMI".
Foram ouvidas 2.002 pessoas em todas as regiões do país. O levantamento foi realizado nos dias 4 a 6 de setembro.
O ministro Pimenta da Veiga (Comunicações) disse ontem que a pesquisa refletiu um momento econômico e político em que o governo teria sido forçado a "exigir muito da população".
"Creio que nos próximos meses o presidente recuperará a confiança das pessoas", afirmou.
Em junho, pesquisa nacional realizada pelo Datafolha já indicava que o índice de aprovação de FHC estava em queda. Em uma escala em que 0 é a reprovação absoluta e 200 a aprovação total, o índice do presidente passou de 85 para 72. Isto significa que apenas 16% dos brasileiros com 16 anos ou mais aprovavam o governo Fernando Henrique. O índice de reprovação era de 44%.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Celso Pinto: Lições do novo milagre asiático
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.