São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
FHC afirma que Exército continuará na fazenda em Buritis
Presidente diz não temer conflito armado em Minas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso declarou ontem que não teme um conflito armado na fazenda de seus filhos, em Buritis (MG). Questionado sobre essa possibilidade, o presidente riu e respondeu: "Imagina!".
Depois de solenidade no Palácio da Alvorada destinada à criação de um grupo de trabalho para incentivar o cinema brasileiro, Fernando Henrique Cardoso disse que o Exército continuará na fazenda Córrego da Ponte, "a menos que o presidente Itamar cumpra a Constituição" (e mande a PM proteger a propriedade).
O presidente da República disse também que considerava o assunto encerrado depois da divulgação de carta endereçada ao governador de Minas Gerais, Itamar Franco. "Já tomei todas as decisões que tinha de tomar. Tudo que tinha de dizer está na carta", afirmou FHC.
O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, que participou da solenidade, divulgou nota na qual afirma que o governador Itamar Franco (sem partido) está com a "mente desgovernada".
"Minas precisa reagir contra as atitudes insanas desse patético governador, que mancha a honra e a história dos mineiros", declarou Pimenta da Veiga, que também é mineiro. O ministro é adversário político de Itamar.
Segundo a nota, "seria ridículo, se não fosse trágico, ver um ex-presidente da República (...) dar um ultimato irracional e destemperado ao chefe do Estado e do governo brasileiros".
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, disse no Palácio do Planalto que não vê possibilidade de ocorrer um confronto armado na fazenda dos filhos de FHC em Buritis. "O governador de Minas Gerais estaria assumindo um ônus perante a opinião pública", disse o ministro.


Texto Anterior: Deputados da oposição querem impeachment
Próximo Texto: Leia a íntegra da carta de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.