São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALAGOAS
Há ameaça de mortes e coação nesses municípios
TRE pede tropas federais para realizar eleições em 12 cidades

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas decidiu requisitar tropas federais para garantir segurança nas eleições em 12 dos 102 municípios do Estado, onde há ameaças de morte e coação a eleitores.
A convocação das tropas federais foi enviada ontem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que pode acatar ou não a requisição do tribunal.
É comum o reforço de tropas federais a Alagoas nas eleições.
A posição do TRE acabou frustrando a decisão de 32 juizes eleitorais, que haviam requisitado a presença do Exército em outros 55 municípios do Estado.
O pleno do TRE (todos os sete juízes do tribunal) considerou pouco embasados os pedidos de tropas federais que não foram acatados.
"Se forem formulados pedidos novos e com provas suficientes, podemos até ampliar o número de municípios da lista", afirmou o presidente do TRE, Jairo Maia Fernandes.
Os municípios que devem ter tropas federais são Viçosa, Limoeiro de Anadia, Chã Preta, Paripueira, Colônia de Leopoldina, Major Isidoro, Junqueiro, Teotônio Vilela, Feliz Deserto, Taquarana, Dois Riachos e Minador do Negrão.
Aparentemente, as eleições deste ano deverão acontecer em um clima muito mais calmo do que o do último processo eleitoral em Alagoas.
Nas últimas eleições municipais, nove pessoas morreram baleadas em comícios e aconteceram quatro atentados contra prefeitos.
"Acho a presença de tropas federais desnecessária, mas vamos respeitar a posição da Justiça. Temos conseguido contornar todos os focos de violência já detectados, dizendo aos candidatos que não haverá impunidade", afirmou o secretário da Defesa Social do Estado, Edmilson Miranda.


Texto Anterior: Salvador: Justiça Eleitoral intervém em propaganda
Próximo Texto: Eleições na TV: Campanha política e obscurantismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.