São Paulo, segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Senado vai ao Supremo para legalizar Polícia Legislativa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diante das críticas quanto à ilegalidade e de influências políticas no funcionamento de sua polícia, o Senado decidiu pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma declaração de constitucionalidade das suas funções como abertura de investigações e produção de inquéritos.
A decisão foi tomada pela Mesa Diretora do Senado. Na última sexta-feira, a Advocacia Geral do Senado protocolou uma ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) no STF.
O texto da ADC diz que o argumento de que investigações da Polícia Legislativa estariam sujeitas a interferências políticas por estar inserida na estrutura administrativa do Senado "não se justifica". Segundo o texto, "tal crítica (...) é a mesma que se poder fazer à estrutura da Polícia Federal, uma vez que esse órgão é vinculado ao Ministério da Justiça, sendo o ministro de Estado da pasta quem nomeia seu diretor".
Em 2002, o plenário do Senado aprovou resolução com as atribuições dos policiais legislativos. (ADRIANO CEOLIN)


Texto Anterior: Para pesquisador, iniciativa de fiscalizar a internet é "caricata"
Próximo Texto: Executivo: Lula deve anunciar destinos de Múcio e Toffoli nesta semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.