São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Jornais de S. Paulo encaminham carta aos organizadores

Folha e "Estado" questionam critério jornalístico utilizado no Prêmio Esso

DA REPORTAGEM LOCAL

Os diretores de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, e de "O Estado de S.Paulo", Sandro Vaia, enviaram na sexta-feira uma carta à empresa Esso Brasileira de Petróleo e à RP Consultoria em Comunicação, responsáveis pela organização do Prêmio Esso de Jornalismo, em que criticam a composição do corpo de jurados e afirmam que sua "estrutura atual conspira contra a análise do mérito jornalístico dos trabalhos" que concorrem pela premiação.
Os jornais observam que, confrontado pela competição entre várias plataformas noticiosas, o consumidor tornou-se mais exigente e crítico em relação à mídia. Contudo, o Prêmio Esso, que em 2005 completará 50 anos, "tem passado ao largo desse rico e oportuno debate", pois "a composição do corpo de jurados não é representativa do mercado editorial do país e tende a favorecer determinados grupos de mídia".
Com a preocupação de buscar a qualidade jornalística, a Folha e o "Estado" manifestam "sua inconformidade com os atuais processos de funcionamento do prêmio e sugerem a discussão de mudanças substantivas para que a premiação recupere o grau de excelência que imaginamos seja também o objetivo da companhia".
O diretor da RP Consultoria, Ruy Portilho, respondeu ontem que o Prêmio Esso vem alterando sua sistemática de julgamento, tendo separado a comissão de seleção da comissão de premiação. Ele declarou ainda que, "se dúvidas persistirem ou sugestões de aperfeiçoamento forem apresentadas", elas serão examinadas com vistas ao seu esclarecimento e acolhimento.


Texto Anterior: Livre acesso: MG e RS abrem arquivo da ditadura
Próximo Texto: Campo minado: Chefe do Incra é suspeita de dar armas para sem-terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.