São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO ELDORADO

Polícia ocupa garimpo no AM, mas afirma que ele não vai ser fechado

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Polícia Militar do Amazonas ocupou ontem o garimpo ilegal que vem sendo chamado de "novo eldorado da Amazônia", em Novo Aripuanã, no sul do Estado.
"A medida é preventiva, para evitar conflitos e ter o controle da segurança. Não vamos fechar o garimpo", disse o comandante do 12º Batalhão da PM na região, coronel Daniel Piccolotto.
A presença da PM e de integrantes da Polícia Federal e Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no garimpo faz parte de intervenção da União, que determinou estudo de viabilidade da exploração da reserva.
A ocupação da PM amazonense começou ontem pela manhã, quando dez soldados entraram na área de exploração. Segundo Piccolotto, de 4.000 a 6.000 pessoas estariam dentro das grotas de extração de ouro.
Outra equipe de policiais militares vai vigiar os acessos ao garimpo com lanchas, em incursões pelo rio Juma até a confluência deste com o rio Novo Aripuanã.
Na margem direita do rio Juma, cujo acesso é por uma estrada vicinal de um assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a PM vai instalar um trailer como posto de registro de ocorrências.
Um carro circulará pelas rodovias AM-360 e Transamazônica até Apuí (455 km de Manaus), cidade que dá acesso ao garimpo.

Lotação
De acordo com Piccolotto, um levantamento estimou que mil pessoas estariam sem trabalho no garimpo por conta da lotação das frentes de exploração.
Há registros de roubo de cascalho, terra da qual o ouro é retirado. "Há homens sem o que fazer porque as melhores áreas do garimpo já foram ocupadas, por isso a ação de segurança é imprescindível", disse.
Ontem, um avião do governo do Amazonas chegou a Apuí levando medicamentos para doenças como malária, hepatite e diarréia, além de hipoclorito de sódio para tratamento de água no garimpo.


Texto Anterior: Eleitos negam influência de fator financeiro
Próximo Texto: Regime militar: Analistas destacam importância de novos documentos dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.