São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

MST invade fazenda no RS pela nona vez desde 2004

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Integrantes do MST invadiram ontem, pela nona vez desde 2004, a fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul (315 km de Porto Alegre).
A invasão ocorreu por volta das 7h. Cerca de 300 sem-terra, segundo o MST, deixaram o local por volta das 10h, antes que a Brigada Militar conseguisse reunir policiais suficientes para expulsá-los.
Mauro Cibuski, dirigente do MST, disse que a invasão foi um "ato simbólico" devido ao Incra, diz, não ter assentado nenhuma família no Estado desde novembro. Os sem-terra picharam a fachada de um galpão com frases reclamando assentamento.
Em setembro, o MST fez uma marcha à fazenda para pressionar o governo pela desapropriação de terras. Encerrou o protesto após negociar com o Incra o assentamento de 2.000 famílias, em abril e dezembro deste ano.
A fazenda, de 7.000 hectares, é da família Guerra e foi considerada produtiva pelo governo, apesar de o MST dizer que ela é improdutiva.
O Incra no Estado, que diz ter orçamento para os assentamentos, afirma que abriu edital para comprar terras.


Texto Anterior: Transportes: Diretor de agência vai à Justiça para ficar no cargo até novembro
Próximo Texto: Aécio apóia candidatura de Alckmin em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.