São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa pela sucessão de Marta atrai 11 deputados e um senador

DO PAINEL, EM BRASÍLIA

Onze deputados e um senador tentam viabilizar suas candidaturas à Prefeitura de São Paulo. Mas apenas quatro ou cinco devem de fato tentar impedir a reeleição da prefeita Marta Suplicy (PT).
Dois únicos deputados têm suas candidaturas à prefeitura fechadas com seus partidos: a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) e o folclórico Enéas (Prona). O candidato do PFL, caso o partido não se alie aos tucanos, deve sair do Congresso: o deputado Doutor Pinotti ou o senador Romeu Tuma.
O PTB, com o apoio do Planalto, pode lançar uma candidatura própria. Dois deputados cobiçam a vaga: Arnaldo Faria de Sá e Ricardo Izar. Para o PT, é mais interessante o PTB sair com um nome próprio do que apoiar o PSDB, tradicional aliado no Estado.
A indefinida candidatura do PSDB, que só deve sair no início de março, também passa pelo Congresso. Dois dos pré-candidatos são deputados: Walter Feldmann e Zulaiê Cobra Ribeiro. Correm por fora em uma disputa onde os mais cotados são o secretário Saulo de Abreu (Segurança Pública), o ex-deputado José Aníbal e até o ex-ministro José Serra.
Outros parlamentares lançaram seus nomes, mas têm poucas chances. É o caso do deputado Medeiros, que pode ser o candidato do PL caso o partido não encontre uma coligação que o favoreça, e do deputado Celso Russomano, opção do PP na pouco provável hipótese de Paulo Maluf não ser candidato. João Herrmann Neto disputará as prévias do PPS com Arnaldo Jardim. Sua chance é ínfima, pois o rival domina o partido na capital paulista.
Já o deputado federal Michel Temer, presidente do PMDB, deixa seu nome circular como pré-candidato, como uma forma de pressionar o PT a fechar uma aliança entre os as duas siglas que favoreça os peemedebistas em um eventual segundo mandato de Marta Suplicy.

Interior
Além dos aspirantes da capital, há oito deputados que devem disputar as eleições no interior. Telma de Souza (Santos) e Vicentinho (São Bernardo) já venceram as prévias e serão candidatos pelo PT. Outro petista, Luciano Zica, disputará prévia em Campinas.
Os outros pré-candidatos, já homologados por seus partidos, são: Doutor Evilásio (PSB), em Taboão da Serra; Doutor Hélio (PDT), em Campinas; Neuton Lima (PTB), em Indaiatuba; Vicente Cascione (PTB), em Santos; e Jovino Candido (PV), em Guarulhos. (OTÁVIO CABRAL)

Texto Anterior: Jornada dupla: Eleição impõe recesso branco no Congresso
Próximo Texto: Eleições 2004: PMDB exige vice para fechar aliança em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.