São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades dão peso maior a voto de aluno

DA REDAÇÃO

Apesar de a lei estabecer que os conselhos universitários -órgãos máximos que escolhem a lista de candidatos a reitor- sejam formados por 70% de professores e 30% de alunos e funcionários, universidades já adotaram consultas paritárias para escolher essa lista. Por esse processo, os votos de alunos e professores acabam tendo o mesmo peso.
É o caso da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que tem como reitor Arquimedes Diógenes Ciloni, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Após consulta em que os votos dos alunos e dos professores tiveram o mesmo peso, a lista tríplice com os candidatos a reitor foi referendada pelo conselho universitário. A escolha final do reitor de universidades federais cabe ao Presidente da República.
"O conselho pode acatar a decisão da consulta e essa é uma construção política, não pode ser imposta", diz Ciloni. Segundo ele, as federais da Paraíba e de São Carlos já adotaram consultas paritárias.
USP, UFRJ e UFMG fazem a escolha por meio de órgãos em que há diferença no peso dos votos.


Texto Anterior: Estudantes querem poder para eleger reitor
Próximo Texto: UNE convocará ato de apoio aos alunos da UnB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.