São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto vai mediar disputa entre fundos de pensão e Opportunity

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto decidiu mediar a disputa que vem opondo os fundos de pensão e o banco Opportunity, de Daniel Dantas, sócios na Brasil Telecom.
Ontem, os presidentes de quatro fundações sócias de Dantas se reuniram com o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente. Foi uma reação ao encontro de Dantas com Fernando Henrique Cardoso, na última sexta-feira.
Os representantes dos fundos de pensão do Banco do Brasil (Previ), da Caixa Econômica Federal (Funcef), da Petrobras (Petros) e da Embratel (Telos) disseram a Pedro Parente que aceitam vender suas participações na Brasil Telecom para se verem livres das disputas com Daniel Dantas.
Os fundos acusam Dantas de ludibriar os demais sócios, inclusive o grupo canadense TIW, majoritário, para se manter no comando da empresa. Conforme relato de um dos presentes na reunião, o ministro afirmou estar "preocupado" com as repercussões da briga. As disputas judiciais entre os sócios de uma empresa privatizada estariam prejudicando a imagem do país aos olhos dos investidores estrangeiros.
Parente prometeu discutir o assunto no governo para encontrar uma solução o mais rápido possível. Para isso, pode envolver a Câmara de Política Econômica e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os fundos e a canadense TIW vêm disputando com o banco o controle de empresas de telefonia celular no Brasil, das quais são sócios, há pelo menos dois anos.


Texto Anterior: Mercadante ajudou a aproximar Previ e Steinbruch no leilão da Vale
Próximo Texto: PT espera ação governista contra a candidatura Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.