São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA E PODER

Petebista diz que imprensa "julga e pune"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), atacou a imprensa ontem em seu depoimento no Conselho de Ética da Câmara, afirmando que ela "investiga, julga e pune em uma semana".
Jefferson acusou ainda o governo de ter usado a imprensa para atacá-lo. Segundo ele, houve "dedo do governo" na reportagem da revista "Veja" que originou a atual crise. Ele também qualificou as Organizações Globo como "veículos oficiais".
O petebista afirmou ter escolhido a Folha para conceder a entrevista em que revelou o suposto esquema do mensalão porque o jornal "O Estado de S.Paulo" também teria embarcado no "linchamento", sem lhe dar "direito de defesa".
Procurada pela Folha, a direção da "Veja" preferiu não se manifestar. A direção das Organizações Globo não respondeu até o fechamento desta edição. No "Jornal Nacional", a apresentadora Fátima Bernardes disse que os veículos da organização apenas cumpriram com o dever de informar. O jornal "O Estado de S.Paulo" não se manifestou.

Isolamento
Jefferson voltou a dizer, a exemplo do que declarara na entrevista à Folha, que José Dirceu prometeu a ele interceder "por cima" no jornal "O Globo" para que as notícias contra ele arrefecessem. A "Veja", por sua vez, seria "tucana" para Dirceu, segundo o relato do petebista.
"Quando me senti isolado, no dia 6, com aquela matéria covarde do "diário oficial" que é "O Globo", "diário oficial" do governo, como diz o Zé Dirceu: "Esse eu controlo", e quando me senti atingido pela revista que acompanha o "diário oficial", a revista "Época", que expõe a mãe dos meus filhos, avó dos meus netos de baby doll, e abre a porta do meu banheiro e me coloca sentado na privada, numa matéria desconstrutiva da minha imagem, eu falei aos meus companheiros de partido: o governo vai botar o cadáver no colo do PTB, olha a imprensa oficial como está vindo", disse Jefferson.
"Disse a ele [Dirceu]: "Você tem como me ajudar na "Veja'? Ele disse "Não, a "Veja" é tucana". Disse a ele: Tem como me ajudar no "Globo'? Ele falou "esse eu tenho, por cima, eu seguro". E não segurou", afirmou Jefferson.
O deputado disse ter sido surpreendido com o noticiário no domingo em que concedeu a primeira entrevista à Folha.
"A mãe dos meus filhos me liga porque o "diário oficial" de domingo [se referia a "O Globo'] sai no sábado à tarde no Rio. "A matéria tem oito páginas para te destruir" e me mostrou a matéria da revista "Época", de três páginas, "para te destruir".


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Depoimento: Se Dirceu não sair, vai fazer Lula virar réu, diz Jefferson
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Depoimento: Petebista insinua que o PT lavava dinheiro com doleiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.