São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País apresenta déficit urbano de 5,4 milhões de moradias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O déficit habitacional urbano do Brasil já chega a 14,5% do estoque de moradias do país, segundo o documento com as propostas da Política Nacional de Habitação. Isso significa que faltam 5,4 milhões de unidades habitacionais nas cidades. Os dados do documento foram retirados do estudo "Déficit Habitacional no Brasil 2000", elaborado pela Fundação João Pinheiro, Centro de Estatística e Informações.
De acordo com o estudo, 84% do déficit está concentrado na população de baixa renda -rendimento familiar inferior a três salários mínimos (R$ 600, atualmente). Na faixa de renda entre três e cinco mínimos, o percentual do déficit é de 8,4%, e de 5,4% entre as famílias que ganham entre cinco e dez salários.
Para combater essa deficiência, ressalta o documento, precisariam ser construídas anualmente 540 mil moradias em um período de dez anos.
"A prolongada persistência do déficit habitacional e a favelização no Brasil evidenciam a ineficácia das políticas públicas para solucionar a falha da oferta de habitação adequada ao perfil da demanda habitacional da população brasileira", diz a especialista em habitação do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Maria da Piedade Morais.
Os programas na proposta de Política Nacional de Habitação prevêem a reurbanização ou revitalização de áreas degradadas.


Texto Anterior: Pontos polêmicos de projeto devem sofrer resistência
Próximo Texto: Garotinho e Benedita não se falam durante evento evangélico no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.