UOL

São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÓ-GOVERNO

"Expulsão é ato de fortalecimento"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A BRASÍLIA

Se, por um lado, parte da militância do PT chorava a expulsão dos quatro radicais, a ala governista do partido comemorava a decisão como um ato de fortalecimento da legenda. Além de comemorar, a cúpula do partido usou a expulsão dos radicais como uma forma de ameaça aos militantes das correntes de esquerda que continuam no partido.
Um dos mais diretos nas ameaças aos radicais foi o secretário de Organização do PT, Sílvio Pereira: "O PT não irá tolerar indisciplina nem oposição ao governo Lula. Quem quer ser oposição tem que procurar outro caminho", afirmou Pereira. "É preocupante ver que há gente que ainda pensa como eles na bancada. Podem divergir na opinião, mas sempre terão de votar de acordo com a orientação do partido."
O ministro da Saúde, Humberto Costa, foi na mesma linha de Pereira: "Ser governo tem bônus, mas tem muitos ônus." Ele também comemorou a expulsão os radicais: "Foi um processo duro, mas necessário. Sinalizamos para dentro e para fora do partido e mostramos que temos um projeto sólido de apoio ao governo".
O deputado federal Professor Luizinho (SP), um dos mais ferrenhos defensores do governo no Congresso, classificou a punição, ainda durante os debates do Diretório Nacional, como "um momento grande do PT".
Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, discordou do parlamentar. Disse que o partido passava por um "momento difícil", de "crise". Ele defendeu, no entanto, a manutenção da "unidade de ação". "Caso contrário, vira uma casa da mãe Joana."
A reafirmação da disciplina partidária foi elogiada pelo senador Aloizio Mercadante (SP). "Na história do PT, sempre se assegurou a liberdade de expressão e a disciplina do voto. É um valor. Não é uma questão de democracia."


Texto Anterior: A história nos julgará, diz Cristovam
Próximo Texto: Pró-radicais: "Medida sinaliza caminho suicida"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.