UOL

São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÓ-RADICAIS

"Medida sinaliza caminho suicida"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A BRASÍLIA

"O partido optou por um caminho que é o do suicida -com dor, prefere tirar a própria vida. Mas a dor continua", disse o deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA) sobre as expulsões.
Integrantes do PT insatisfeitos com a decisão do Diretório Nacional de expulsar os parlamentares radicais seguiram o mesmo tom de Pinheiro e avaliaram que a medida deve gerar crise no partido, desencanto da militância, saídas voluntárias da legenda e prejuízo à democracia partidária.
O deputado baiano qualificou a decisão de autoritária e disse que ela deixa uma "mancha profunda" na história do PT.
Segundo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) -um dos principais defensores da senadora Heloísa Helena (AL)-, "os membros do Diretório Nacional não ouviram suficientemente a grande maioria dos filiados do PT".
"Cometeram um erro gravíssimo. Era preciso sabedoria e tolerância. A pena máxima tem a função de ser exemplar. Nesse caso, ela foi autoritária e intimidatória", disse o deputado federal Ivan Valente (SP). Ele afirmou que a sigla corre o risco de perder outros integrantes, "e não só por expulsão". "A cúpula do partido sabe que está havendo desgaste."
A deputada Maninha (DF), da corrente de esquerda Força Socialista, a mesma de Valente, disse temer mais expulsões.
"Vamos lutar para que a estrutura partidária não se esgarce. Mas saio daqui preocupada. Pela primeira vez, vejo um momento de grande divisão interna", disse.
Para o deputado Chico Alencar (PT-RJ), o diretório deveria ter tido "a mesma tolerância que o povo brasileiro tem tido com o governo Lula". A medida, a seu ver, atinge a militância petista. "Sem dúvida, isso agrega desânimo e desestímulo", afirmou. "Isso machuca a militância e coloca uma certa sombra, sem trocadilho, sobre o partido."


Texto Anterior: Pró-governo: "Expulsão é ato de fortalecimento"
Próximo Texto: Memória: Dissidentes nem sempre foram expulsos do PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.