São Paulo, terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Em clima eleitoral, ministra dança com gari no RJ, e Serra entra no mar de roupa e tênis

Marcelo Regua/Agência O Globo
Dilma Rousseff dança com gari na Marquês de Sapucaí, no Rio

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pré-candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) aproveitaram o périplo carnavalesco para chegar mais perto do eleitorado.
Um dia após acompanhar o Carnaval em Salvador, o governador de São Paulo, José Serra, conduziu ao mar ontem uma banhista com deficiência física em Praia Grande. De roupa e tudo.
Usando calça de ginástica e tênis, deixou-se molhar até a cintura. Ainda no meio da água, cercado por banhistas, consultou um assessor sobre quais redes de TV registravam a cena. Foi no lançamento do programa Praia Acessível, com entrega de "cadeiras anfíbias" (flutuantes), que permitem o acesso de deficientes ao mar.
Já a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), após passar pelo Carnaval de Recife e de Salvador, no sábado, foi anteontem ao sambódromo do Rio de Janeiro assistir aos desfiles das escolas de samba, convidada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB).
Lá, Dilma dançou com o gari Gilson Lopes, 47, segurou a vassoura e rodopiou. O gari lhe atribuiu nota 9,5.
No sambódromo, Dilma dividia espaço no camarote de Cabral com a cantora Madonna, que apareceu com o namorado brasileiro, o modelo Jesus Luz, além das filhas Lourdes Maria e Mercy.
A ministra e Madonna ficaram bem próximas por diversas vezes. Dilma chegou a segurar Mercy no colo por alguns segundos, na sacada do camarote, mas logo entregou a menina a uma pessoa da equipe da Madonna.
À ministra foi oferecida uma dose de cravo escarlate, bebida forte tradicionalmente distribuída aos ritmistas. Dilma tomou um gole, mas acabou tossindo.
O pique da ministra encerrou-se à 1h40. "Hoje eu me energizei", afirmou ela.
Provável rival de Dilma na disputa pela sucessão presidencial, Serra também teve um fim de semana carnavalesco. No sábado, o tucano esteve em Recife, onde, assim como Dilma, assistiu ao desfile do bloco Galo da Madrugada. À tarde, foi para Salvador e acompanhou, do camarote da cantora Daniela Mercury, o circuito Barra-Ondina.
Anteontem, o governador foi a outro circuito de Salvador, o Osmar, e viu passar o bloco de Ivete Sangalo.
Planejado por tucanos, o périplo carnavalesco foi um estímulo para que o governador entre em campanha. No partido, a expectativa é que, ainda em fevereiro, Serra afaste dúvidas sobre seu destino político.
Semana que vem, ele encontrará o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), pela primeira vez desde que o mineiro saiu da disputa.
Outro indício de que o PSDB já monta uma campanha para Serra é a contratação do advogado Ricardo Penteado. Assessor jurídico das campanhas de Serra, Penteado vai reforçar a equipe do partido. O PSDB pediu que o governador avise a tempo de o partido se mobilizar caso não concorra.


Texto Anterior: Texto reacende polêmica sobre direitos humanos
Próximo Texto: Novata na web, Marina já tem estratégia na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.