UOL

São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESGASTE PETISTA

Com apenas 30% das principais vagas da administração preenchidas, presidente enfrenta crise gerencial no Fome Zero e apela à paciência para reagir à frustração

Governo loteia cargos, patina na inexperiência e desgasta Lula

Com 75 dias, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu preencher apenas 30% dos cerca de 800 cargos do primeiro e segundo escalões. A dificuldade para lotear em torno de 5.000 cargos federais nos Estados entre petistas e afilhados de aliados políticos é uma das causas e um dos sintomas do emperramento da máquina administrativa no início do governo. Semelhante à partilha de cargos vista no governo José Sarney (1985-1990), quando o PMDB detinha a maioria das indicações, a montagem em curso do aparelho estatal mescla prática fisiológica e predomínio do PT -a quem estão reservadas 60% das nomeações. Vendo refletidos nas pesquisas de opinião os primeiros sinais de desgaste do exercício do poder, o governo argumenta que sabia pouco a respeito do transatlântico que assumiu em janeiro. Enquanto diz que está sendo obrigado a trocar o pneu com o carro andando e insiste na promessa de que fará mudanças sem rupturas, o governo se vê acuado pela acusação de que promove o continuísmo na área econômica e tem de enfrentar crises gerenciais. A principal delas, em torno do programa Fome Zero, levou Lula a agir para desarmar as pressões que se avolumaram pela demissão do ministro José Graziano, da Segurança Alimentar. Mais distante do contato direto com o público, Lula deixou de lado o tom efusivo das primeiras semanas no poder e passou a insistir na necessidade de se ter paciência a fim de contornar expectativas frustradas. Após retornar de uma visita a uma porta de fábrica no ABC paulista, na última segunda-feira, o presidente desabafou a um auxiliar: "Se todo dia fosse como hoje, seria ótimo ser presidente".
(LUCIO VAZ, RAYMUNDO COSTA, OTÁVIO CABRAL, PLÍNIO FRAGA E KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Janio de Freitas: Lento apressadinho
Próximo Texto: Planalto preenche apenas 30% dos principais postos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.