São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum Folha de Jornalismo terá quatro debates abertos ao público

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha, que comemora neste ano seus 85 anos de existência, organizará entre 10 e 11 de maio o Fórum Folha de Jornalismo, com quatro debates para os quais já confirmaram presença especialistas estrangeiros da mídia.
Com o fórum, o jornal procura estimular a discussão sobre problemas que dizem respeito ao jornalismo e aos aspectos políticos e sociais que ele envolve.
O evento será aberto ao público e gratuito, na Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), r. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, região central. Os interessados poderão fazer inscrições para cada uma das mesas já a partir de amanhã (veja quadro).
A primeira mesa, no dia 10, terá por tema "Transparência e qualidade jornalística". Participarão jornalistas que exercem ou exerceram a função de ombudsman: Ian Mayes, do jornal britânico "The Guardian" e presidente da Organização de Ombudsmans de Notícias; Gérman Rey, ex-ombudsman do jornal colombiano "El Tiempo"; e Marcelo Beraba, ombudsman da Folha.
A segunda mesa, no mesmo dia, terá por tema "Poder e jornalismo na América Latina". Participam dela Boris Muñoz, articulista do jornal "El Nacional", de Caracas; Alvaro Vargas Llosa, ensaísta e escritor peruano, co-autor de "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano" e pesquisador sênior do Centro para a Prosperidade Global, de Washington; e Andrés Oppenheimer, colunista do "Miami Herald".
A terceira mesa, no dia 11, discutirá "Jornalismo e democracia". Trará Julio Blanck, diretor de redação do jornal argentino "Clarín", Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano, e Jennifer Moyer, chefe de operações da edição online do "Washington Post".
A quarta e última mesa, no mesmo dia, com o tema "Os limites da reportagem", trará como debatedores María Teresa Ronderos, da Fundação para a Liberdade de Imprensa, da Colômbia; Ricardo Uceda, diretor-executivo do Instituto Imprensa e Sociedade, do Peru; e Robert Fisk, correspondente em Beirute do jornal britânico "The Independent".


Texto Anterior: Mídia: Organização de ombudsmans fará conferência em SP
Próximo Texto: Elio Gaspari: Por favor, leia o relatório do Procurador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.