São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Entrevista de 2005 tratou de juros altos

DA REDAÇÃO

A primeira entrevista coletiva de Lula na Presidência ocorreu em 29 de abril de 2005, após quase 60% de seu mandato.
O principal tema foram os juros altos e as metas de inflação. Na época, a taxa Selic estava em 19,5% ao ano, enquanto hoje está em 12,5%. Lula disse que o governo errou por não encontrar alternativas ao aumento dos juros para conter a inflação, mas defendeu o ministro da Fazenda, Antonio Palocci: "Eu e o Palocci somos unha e carne", disse o presidente, que demitiria o ministro menos de um ano depois.
Questionado sobre a corrupção em seu governo, Lula defendeu o ministro Romero Jucá (Previdência), afastado meses depois. Na época, o mensalão ainda era ignorado.
A um pedido para listar seus erros, disse: "É difícil reconhecer um erro num governo que acerta tanto". Mas citou a falta de investimentos nas estradas e a derrota na eleição do presidente da Câmara. Lula exibiu bom humor, exceto ao ouvir um repórter perguntar se ele dormia bem num país com tantas carências: "Durmo o sono dos justos todo santo dia".


Texto Anterior: Presidente diz que o câmbio vai se ajustar
Próximo Texto: Análise: Lula canta êxito econômico cem anos atrasado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.