São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro tem de indenizar família de ex-governador

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) foi condenado a pagar R$ 60 mil de indenização por danos morais à família do ex-ministro da Saúde Henrique Santillo, morto em junho de 2002. A ação, iniciada havia nove anos, transitou em julgado -não cabe recurso.
A condenação ocorreu por que Ciro chamou Santillo de "corrupto" em entrevista ao "Roda Viva", da TV Cultura, em 1995. Os dois foram ministros do governo Itamar Franco (1992-1994). Ciro era titular da Fazenda, e Santillo, da Saúde.
O episódio que deu origem à declaração de Ciro foi o envio de uma verba de R$ 90 mil do Ministério da Saúde para a Prefeitura de Sobral (CE), em 1993. Ciro afirmou que, na época, a pasta enviou um cheque à administração municipal, mas fez um endosso no verso para o depósito ser feito na conta do então prefeito, Ricardo Barreto -por conta disso, Barreto, que nega a acusação, foi cassado.
Segundo a decisão da 32ª Vara Cível de São Paulo, a indenização deverá ser corrigida desde a data do fato. O ministro foi condenado ainda a pagar as despesas processuais. Na área penal, a família de Santillo move ação contra Ciro por injúria.
Além de ministro da Saúde, Santillo foi governador de Goiás (1987-1991) e senador.
A assessoria do Ministério da Integração Nacional informou que Ciro irá se pronunciar somente após receber a comunicação oficial da Justiça. (LC)

Texto Anterior: Crise na base: Ciro diz que deixa governo se PPS decidir sair da base
Próximo Texto: Elio Gaspari: Um governo paralisado pela fofoca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.