São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ideologia pesa na hora do voto

DA REDAÇÃO

Os resultados da pesquisa ficam menos estranhos do que aparentam se forem comparados com a atual representação partidária na Câmara dos Deputados.
Os três partidos classificados como de direita (PSDB, PFL e PMDB) reúnem hoje 304 deputados federais, que correspondem a 59% do total (513). Um resultado não muito distante dos 52% de eleitores que apóiam um candidato politicamente de direita.
Já os partidos mais à esquerda (PT, PDT, PC do B, PSB e PPS) somam atualmente 111 deputados, o que corresponde a 22% da Câmara, porcentagem próxima aos 26% de eleitores que afirmam preferir candidatos de esquerda.
É conveniente separar essas organizações políticas de esquerda das outras duas avaliadas pela pesquisa do Datafolha, o PPB e o PL, nas quais a proporção de pessoas que classificam essas legendas como sendo de centro supera o pequeno saldo à esquerda que ambas apresentam.
Se os dois partidos forem classificados como sendo de centro no espectro político, verifica-se que a distribuição das preferências ideológicas guarda uma forte correlação com as escolhas efetivas realizadas pelos eleitores.
Se se levar em conta que as últimas eleições legislativas ocorreram em outubro de 1998, menos de dois anos atrás, constata-se que as diferenças entre as atuais preferências políticas do eleitorado brasileiro com a dimensão de cada partido no Legislativo federal são bastante pequenas e facilmente explicáveis pelas mudanças na opinião do eleitorado ocorridas durante esse período.


Texto Anterior: Maioria diz preferir candidato da direita
Próximo Texto: Governo serve de parâmetro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.