São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente pede ao país que tenha "paciência de mulher" com governo

Bruno Stuckert/Folha Imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é amparado durante conferência sobre políticas para mulheres


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao abrir a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à população que tenha a mesma paciência das mulheres, "que não precisam gritar nem esbravejar".
Essa foi a quarta vez nos últimos 15 dias que Lula pediu paciência -três vezes em discursos e uma no programa de rádio "Café com o Presidente". "Vocês mulheres aprenderam muito mais do que nós e sabem ter paciência". E continuou dizendo que é essa paciência que vai levá-las a "ter a certeza de que o que estamos fazendo no Brasil, no momento, é tentando construir as bases para que a gente possa fazer as profundas coisas que o país precisa".
"E quero dizer para vocês que muitas coisas não podem ser feitas em 18 meses, muitas coisas não podem ser feitas em quatro anos e, possivelmente, tenha outras coisas que não possam ser feitas em mais anos", disse Lula.
Segundo Lula, as mulheres aprenderam muito mais do que os homens a ter paciência. Ele disse que os homens, por mais bravos que sejam, precisam reconhecer, de vez em quando, que na maioria das vezes "as companheiras" têm razão.
Lula citou os avanços que as mulheres conquistaram nas últimas décadas, mas disse que ainda enfrentam muitos problemas, como discriminação no trabalho, menos oportunidades de empregos e violência doméstica.
Quanto às ações do seu governo, disse que criou o Programa de Prevenção, Assistência e Combate à Violência Contra a Mulher, que busca não apenas punir o agressor, mas também a prevenção contra a agressão. Ele lembrou que sancionou a lei que obriga os serviços públicos e privados de saúde a notificarem ao governo os casos atendidos de violência contra a mulher. (WILSON SILVEIRA)


Texto Anterior: Retórica: Dirceu afirma que juros retêm recursos
Próximo Texto: Assédio a Lula marca encontro de mulheres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.