São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto rebate crítica feita por ex-ministro de FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Integrantes do governo Lula rebateram ontem críticas feitas pelo ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (gestão FHC) de que houve manipulação dos dados de ensino fornecidos para compor o IDH.
Chamando de "polêmica falsa, eleitoral", e colocação "injusta e inadequada", o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e o secretário Ricardo Henriques, do Ministério da Educação, adotaram a mesma linha: Paulo Renato sugeriu uma politização do tema.
Para o ministro José Dirceu (Casa Civil), o IDH reflete os oito anos do governo FHC. "Mas nós devemos olhar para o futuro. Devemos tomar isso como um aviso de que o país precisa urgentemente e cada vez mais investir no social e melhorar a infra-estrutura." Já o porta-voz André Singer afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "considera que ainda há muito a fazer para que o país alcance um padrão justo e satisfatório de qualidade de vida".
Paulo Renato disse ser "barbaridade" o governo ter fornecido dados do Censo de 2000, e não da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), para compor o IDH, ainda relativo a gestão FHC. Esse é um dos motivos apontados para o país ter caído no ranking.


Texto Anterior: Queda era inevitável, afirma governo
Próximo Texto: Toda mídia: Impaciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.