São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interesse por gado é novo na biografia de peemedebista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A atividade parlamentar do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não reflete seu suposto interesse por gado, que veio à tona no final de maio, depois de ele ser acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira.
Desde 1995, quando chegou ao Senado, o mais perto que Renan chegou do assunto foi ao falar sobre a crise do setor leiteiro -tema de cinco discursos. Nesse período ele não apresentou nenhum projeto correlato.
Em sua defesa no Conselho de Ética, Renan tem se mostrado um empresário bem-sucedido na venda de gado para corte. Ele apresentou documentos para comprovar que teria ganho R$ 1,9 milhão com a atividade nos últimos quatro anos.
Assim pretende mostrar que teria dinheiro suficiente para pagar R$ 12 mil mensais à jornalista Mônica Veloso, com que tem uma filha. A pensão alimentícia era entregue por Cláudio Gontijo, lobista da Mendes Júnior.
Na biografia que Renan mantém em seu site também não há nada sobre suas atividades agropecuárias.
Em depoimento ao Conselho de Ética, Gontijo disse que esse é o maior interesse de Renan. "É o assunto por que ele mais se interessa, que ele mais gosta de tratar, que mais tem prazer de conversar é sobre essa fazenda, a cerca, o detalhe do boi que não sei o quê", disse o lobista.
Até o estouro da crise, colegas de Renan no Senado não conheciam essa sua atividade. "A minha paixão evidente é o Renda Básica de Cidadania e acho que não há dúvida disso. Eu não conhecia esse gosto de Renan por bois e nunca o vi falando disso", disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Em entrevista à Folha, Veloso disse que sabia das atividades agropecuárias de Renan, mas sem detalhes. " Às vezes ele falava de gado, mas não sei dizer se era do tamanho A, B ou C", disse ela. (FK)


Texto Anterior: Renan agora quer deter votação na Mesa
Próximo Texto: Em SP, contratadas da CDHU são doadoras de 32 deputados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.