São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The New York Times - de Nova York

Conservadores se viram para Ciro

ESTADOS UNIDOS - O candidato governista ao Planalto está afundado nas pesquisas. Quem pode impedir a esquerda de vencer a eleição de outubro e manter o mercado em "mãos amigas"?
É a pergunta lançada pelo jornal que também responde: Pode ser Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda com visual de garotão. Com apoio da esquerda e da direita, Ciro está colado no líder das pesquisas, Lula.
O que o mercado deseja é alguém que mantenha a austeridade orçamentária e as políticas de mercado. Temem que um presidente de esquerda possa provocar um êxodo de capital e uma crise à argentina. Mas o candidato escolhido por FHC, ex-ministro da Fazenda José Serra, falhou.
O jornal salienta porém que Ciro faz pouco para esclarecer as dúvidas que restam quanto a ele.
"Eu não quero ser um presidente encurralado pelo mercado", disse em sabatina do jornal Folha de S.Paulo. A base de Ciro inclui pesos pesados do conservadorismo, como o ex-governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães, e populistas com Leonel Brizola.
"A política de Ciro é mais direitista do que de esquerda", disse Stefan Salej, vice-presidente da Confederação Brasileira das Indústrias, ouvido por The New York Times.
O jornal nova-iorquino ressalta a esperança que setores conservadores tem de que Serra possa se erguer das cinzas quando a campanha na TV começar.



Texto Anterior: Multimídia: Que será, Serra?
Próximo Texto: Candidatos na Folha/ Garotinho: Garotinho diz que, se eleito, bancos perdem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.