São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador nos EUA confirma seu novo cargo

DE WASHINGTON

Findo o evento de ontem, o embaixador Antônio Patriota fez, involuntariamente, algo que vem relutando em fazer publicamente: confirmou que será mesmo o novo secretário-geral do Itamaraty, cargo que deve assumir nas próximas semanas.
"Vai [inaudível] mesmo, então?", pergunta uma voz feminina não identificada. "Acho que sim", responde Patriota. "Não por vontade espontânea, mas...", continua. Ela diz: "Acho que vai ser ótimo." Ele: "Acho que vai ser bom. Acho que vai ser bom para a relação Brasil-Estados Unidos, porque o secretário-geral não costumava acompanhar muito de perto, e eu vou ficar de olho".
No dia 29 de setembro, a Folha revelou que Patriota voltaria a Brasília para assumir o cargo, o segundo na hierarquia da chancelaria brasileira, no lugar de Samuel Pinheiro Guimarães, que no dia 30 de outubro completa 70 anos, idade-limite para aposentadoria no serviço diplomático.
Pinheiro Guimarães deve assumir a chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Para o lugar de Patriota, como revelou a Folha no dia 5, deve ir Mauro Vieira, hoje em Buenos Aires. (SD)


Texto Anterior: Visita de Obama ao país é esperada para 2010
Próximo Texto: D'Urso enfrenta três grupos de oposição em eleição da OAB-SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.